O Escotismo nasceu em 1907 quando o seu fundador, Baden-Powell, organizou a primeira atividade em que juntou 20 jovens de diferentes classes sociais na Ilha de Brownsea em Inglaterra. Esta grande aventura decorreu entre os dias 15 de Julho e 9 de Agosto e contou com diversas atividades e aprendizagens. Todos esses ensinamentos foram posteriormente compilados num livro chamado “Escotismo para Rapazes” que é o livro-base do Movimento Escotista.
Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (carinhosamente chamado Baden-Powell ou simplesmente BP por todos os escoteiros) foi desde jovem um aventureiro, amante do contacto com a Natureza, para quem a inatividade era o maior dos problemas e portanto, nunca estava parado. Estava constantemente a acampar com os seus irmãos e na escola e era um jovem cativante que conseguia fazer rir e animar todos os que o rodeavam.
Aos 19 anos ingressou no exército britânico, e depressa se notabilizou e alcançou postos de comando elevados para a idade que tinha. Durante parte da sua vida esteve destacada na África do Sul e foi lá que reparou que os jovens tinham uma série de capacidades que não estavam a ser bem desenvolvidas. Por essa mesma razão, e durante o Cerco de Mafking, BP organizou os jovens da cidade em patrulhas, dando objetivos específicos a cada uma. Esta foi uma das razões que o levou a conseguir ganhar a batalha, transformando-se assim num dos maiores heróis britânicos. Depois deste episódio, em 1901, volta a Inglaterra onde é surpreendido ao saber que o livro que escrevera para ajudar militares adultos (“Aids to Scout”) era um sucesso entre os jovens e estava a ser utilizado em muitas escolas como manual escolar.
BP viu nisto um desafio e compreendeu que poderia ajudar a juventude ainda mais, criando um livro próprio para eles. Pediu para ser passado à reserva militar e passa 5 anos a pesquisar tudo sobre educação e juventude, lê todos os livros sobre o assunto que há para ler e aconselha-se com vários especialistas. Em 1907 termina finalmente a pesquisa e com a ajuda de alguns amigos compila todas as ideias num único documento. Decide então juntar 20 rapazes, escolhidos aleatoriamente de várias escolas londrinas e representantes de todos os estratos sociais, e com eles realizar uma atividade de 26 dias para colocar tudo em prática.
Surge então o acampamento que marca o início do escotismo. De 15 de Julho a 9 de Agosto de 1907 na Ilha de Brownsea, os 20 jovens dividiram-se em 4 patrulhas (Maçarico-Real, Corvo, Lobo e Touro) e todos os dias eram ensinados em várias artes úteis para a vida em campo. No final de cada dia tinham uma Palestra de Fogo de Conselho à volta da fogueira em que os ensinamentos do dia eram resumidos, a avaliação era feita e várias músicas e peças de teatro eram realizadas.
A atividade foi um tal sucesso que Baden-Powell publica o livro que ainda hoje é a base do escotismo em todo o mundo: “Scouting for Boys” (Escotismo para Rapazes). O livro está dividido por capítulos, sendo cada capítulo uma das Palestras de Fogo de Conselho. O livro (inicialmente editado sob a forma de fascículos quinzenais) esgota imediatamente em Inglaterra e poucos dias depois de sair aparecem as primeiras patrulhas organizadas exatamente como BP descreve no livro. O mais fascinante é que poucas semanas depois existem já Patrulhas de “Scouts” em vários países.
Dão-se então início a uma série de reuniões, conferências e exposições com diversas instituições para divulgar a ideia. Baden-Powell, fruto das dezenas de cartas recebidas diariamente de jovens a pedir conselhos e informações sobre o uniforme cria um escritório que pouco a pouco se transformou na Sede do Movimento Escotista. Foi graças à rede mundial do YMCA que o escotismo se expandiu tão rapidamente a nível mundial. Em alguns países formaram-se mesmo associações conjuntas.
O Escotismo começa a expandir-se para lá de Inglaterra logo em 1907 e pensa-se que ainda nesse ano surjam em Portugal alguns rapazes organizados em Patrulha e seguindo os ensinamentos de BP. Em 1911 é fundado o primeiro Grupo de Escoteiros em Macau, na altura território português. Foi iniciativa do Tenente Álvaro de Mello Machado, governador do território, que tomando conhecimento do grupo que tinha surgido em Hong Kong decide criar um grupo em Macau.
Em Portugal continental o primeiro Grupo de Escoteiros foi formado em 1912, em Lisboa, e em 1913 é criada a Associação dos Escoteiros de Portugal. Foi nessa data que o termo original “Scout” foi oficialmente traduzido para Português como “Escoteiro”, palavra já existente no nosso dicionário e que gráfica e foneticamente era muito parecida com a palavra original e que significa “aquele que viagem sem ou com pouca bagagem”.