Nós somos o Grupo 23 de Queluz, da Associação dos Escoteiros de Portugal.
Somos um Grupo de Escoteiros que nasceu em Queluz em 1968 e estamos sediados desde então junto ao Palácio Nacional de Queluz. Baseamos a nossa ação nos Ideais Escotistas definidos por Baden-Powell (o fundador do Escotismo) e vivemos segundo a Lei do Escoteiro e o nosso Compromisso de Honra.
Fazemos um escotismo moderno e dinâmico, em que o grande objetivo é transmitir aos jovens os valores em que assenta o Movimento Escotista, e dotá-los de um conjunto de ferramentas que lhes permita crescer da forma mais saudável e equilibrada possível, ao mesmo tempo que desenvolvem em pleno todas as suas capacidades.
Somos um dos maiores Grupos de Portugal, com jovens e adultos extremamente competentes e dinâmicos, que todos os anos se esforçam por fazer um escotismo de grande qualidade. Como recompensa, todos os anos os nossos jovens têm recebido o prémio “Escotismo de Excelência“, entregue pela Chefia Nacional da nossa Associação e que premeia os Grupos mais dinâmicos e capazes de Portugal.
Realizamos atividades semanais todos os sábados e vários acampamentos ao longo do ano. Durante todos estes momentos, e de uma forma prática e divertida, promovemos o crescimento individual de cada jovem a nível físico, intelectual, afetivo, social, espiritual e de caráter, ensinando-os a trabalhar em grupo, a viver em sociedade, a serem cidadãos mais ativos ao mesmo tempo que trabalhamos a autonomia individual e a capacidade para o desenrasque e improviso: sempre adaptado a cada idade específica.
Aprendemos e colocamos em prática muitas técnicas úteis para a vida ao ar-livre: pioneirismo (a arte de fazer nós de forma a realizar construções), cozinha selvagem, fogueiras e fornos de campo, orientação com bússolas e cartas topográficas, orientação noturna pelas estrelas, técnicas de sobrevivência, pistagem, abrigos naturais, entre muitos outros.
Todos estes conhecimentos são aplicados em atividades e vivenciados em pequenos grupos a que chamamos Patrulhas. Dentro de cada patrulha, cada escoteiro tem responsabilidades individuais que tem de cumprir para o bom funcionamento da patrulha e das atividades. Devido a tudo isto os nossos escoteiros aumentam significativamente o seu círculo de amigos, ganham responsabilidade e aprendem a definir e seguir objetivos, passam a ser mais desenrascados e ganham muitos conhecimentos úteis para o dia-a-dia, aprendem a trabalhar em equipa e a liderar, tornam-se mais ativos na sociedade, mais dinâmicos, empreendedores, práticos e imaginativos.
No Grupo 23 orgulhamos-nos especialmente da nossa amizade, união e espírito de entreajuda. Somos uma grande família, a Família 23, composta pelos atuais escoteiros e respetivos familiares, mas também por todos os antigos escoteiros e familiares que já por aqui passaram, assim como os imensos amigos que fomos fazendo ao longo desta viagem de mais de 50 anos.