O nosso Lenço

Na altura de escolher as cores para o Lenço de Grupo os dois co-fundadores tentam criar um lenço que fosse o mais simbólico possível. Baseiam a sua escolha em três grandes premisas:

  1. Em primeiro lugar, alguns anos antes (Julho de 1959) aconteceu o 10º Jamboree Mundial, nas Filipinas, que contou com um grande contingente da AEP (incluíndo várias pessoas que estavam na fundação do Grupo 23) e que foi uma atividade muito importante para os escoteiros portugueses da altura. O lenço desse Jamboree era grená e amarelo (ver imagem em baixo) e os fundadores do 23 queriam de alguma forma continuar em Queluz o espírito que veio desse Jamboree.
  2. Em segundo lugar, queriam dar continuidade ao projeto do primeiro Grupo 23, que tinha sede no Funchal – Madeira, e que tinha sido o grupo do chefe João Fulberto. Aliás, foi por isso mesmo que foi escolhido o nº 23 para o nosso Grupo. O lenço do primeiro Grupo 23 da Madeira era em tons vermelho escuro.
  3. Por último, queriam que o lenço tivesse ligação a Queluz. A cor da então Vila de Queluz (agora cidade) era o amarelo, cor das amêndoas cuja árvore deu nome a Queluz.

Decidiu-se então que o novo lenço do Grupo 23 de Queluz seria uma mistura de todas as ideias. Fica escrito em Acta Oficial 1967 (antes da abertura do Grupo, quando eram ainda Comissão de Abertura) que “o lenço oficial do Grupo 23 de Queluz é um triângulo de cor Grená, com a aplicação de uma faixa amarela nos bordos laterais”. O Grená como cor da História, simbolizaria o passado do nosso Grupo (por um lado o espírito do 10º Jamboree Mundial, por outro o do primeiro Grupo 23 da Madeira). E o Amarelo como a cor do Orgulho, simbolizaria o presente do nosso Grupo em Queluz.

Mais tarde, nos anos 80, as peças de tecido cor Grená usadas no lenço deixam de ser produzidas. Os outros tecidos de cor Grená existentes no mercado eram de fraca qualidade e não convencem a Chefia da altura. Decide-se então mudar ligeiramente a cor do lenço, para um tom aproximado e do qual havia muitas peças de tecido da mesma qualidade do anterior – Bordeaux (cor de vinho).


E foi assim que o Lenço se tornou igual ao que hoje usamos:

– Bordeaux: Em honra do nosso passado: o espírito do 10º Jamboree Mundial e o primeiro Grupo 23 da Madeira;
– Amarelo: Em honra da nossa Cidade de Queluz e do presente.

Lenço Bordeaux Amarelo Grupo 23