O Escotismo é o maior movimento juvenil mundial e também a maior organização global de educação não-formal.
O Movimento Escotista foi fundado em 1907 por Robert Baden-Powell, está presente em 216 países e territórios, e conta neste momento com mais de 28 milhões de associados. Nestes mais de 115 anos de existência já passaram pelo Movimento Escotista mais de 300 milhões de jovens. Em Portugal existem neste momento cerca de 100 mil escoteiros.
O Escotismo assenta num Método único de educação não formal, baseado num sistema de valores, de aprendizagem pelos pares e do que gostamos de chamar de “aprender fazendo”, em que os jovens são dotados de um conjunto de ferramentas e são-lhes dadas oportunidades ímpares no que toca a experiências, métodos de trabalho e contacto com a natureza. Desta forma, e através de uma programação anual que é sempre progressiva e aliciante, o escotismo consegue que os jovens passem a desempenhar um papel cada vez mais construtivo na sociedade, assente numa cidadania participativa, responsável e tolerante, e no respeito para com o meio ambiente, a diferença e multiculturalidade.
O Escotismo é uma Escola de Vida e não uma mera atividade de tempos livres. É um movimento educativo para os jovens, de livre adesão, de carácter não partidário, aberto a todos sem distinção de origem, raça, credo, conforme a Finalidade, Princípios e Método tal como foram concebidos pelo seu Fundador.