A Tribo de Exploradores é composta por jovens entre os 13/14 e os 16/17 anos de idade. A cor da Tribo de Exploradores é o azul.
Na Tribo de Exploradores estamos divididos em patrulhas de 6 a 8 elementos sendo que cada elemento tem o seu cargo. Existe o Guia e o Sub-guia que lideram a patrulha, o Secretário que trata das atas e relatórios, o Arquivista que mantém os papéis em dia, o Socorrista que sabe sempre as alergias de cada um, o Repórter que garante que todos os momentos ficam registados para a posteridade, o Animador que tem sempre uma música ou uma animação na manga, o Guarda-material que sabe onde está tudo e garante que o Canto da Patrulha não parece um pântano, e ainda o Tesoureiro que sabe sempre quanto custam as coisas e quem ainda não pagou as quotas de patrulha.
As patrulhas da Tribo de Exploradores estão separadas por género. No nosso grupo temos duas patrulhas femininas – Lince e Koala – e duas patrulhas de masculinas – Leão e Lobo.
A Tribo de Exploradores tem como envolvimento místico a Tribo Celta. Este envolvimento místico é usado pelos nossos jovens como símbolo de união e cooperação. É a Tribo Celta que nos faz sentir que somos uma tribo única, com o nosso canto e os nossos cadernos de caça cobertos de símbolos da mesma.
Qualquer jovem em idade para fazer parte da Tribo de Exploradores pode aderir ao Movimento Escotista e entrar na nossa Tribo. Como em toda a nossa associação, a única condição é a adesão de forma voluntária aos valores da Lei do Escoteiro e ao Compromisso de Honra, para além da interiorização do nosso Lema:
Lei do Escoteiro:
1. O Escoteiro é verdadeiro e a sua palavra é sagrada,
2. O Escoteiro é leal,
3. O Escoteiro é prestável,
4. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros,
5. O Escoteiro é cortês,
6. O Escoteiro é respeitador e protetor da Natureza,
7. O Escoteiro é responsável e disciplinado,
8. O Escoteiro é alegre e sorri perante as dificuldades,
9. O Escoteiro é económico, sóbrio e respeitador dos bens dos outros,
10. O Escoteiro é íntegro nos pensamentos, palavras e ações.
Compromisso de Honra:
Prometo por minha Honra fazer o meu melhor por:
– Cumprir os meus deveres para com a minha Fé e a Pátria,
– Auxiliar o próximo em todas as circunstâncias,
– Viver segundo a Lei do Escoteiro.
Lema da Tribo de Exploradores:
“Sempre Pronto”
(lembra a necessidade de estar preparado para qualquer situação)